Friday, October 21, 2011

'Branding'...um processo de gestão cirúrgico!!!



Cuidar da marca de uma empresa é uma tarefa para cirurgião.
Um centímetro fora de linha pode provocar um grande estrago...por isso, o profissional que assume esta competência tem que ser um mestre em xadrez, com poderes de bruxo, técnica de cirurgião e agudo senso de ética...claro que para empresas sérias!!!
Fazer 'branding' profissional é cuidar do maior patrimônio da empresa...a relação de avaliação da marca pelo mercado...sendo seu ou não o cliente.
'Branding' diz respeito a todo o mercado...porque a avaliação do seu não cliente é tão importante quanto o que já deixa dinheiro no seu caixa.
Existem segmentos do mercado onde este trabalho é mais fácil...pela posição que o negócio assume.
Em compensação, para alguns produtos e conceitos é bem mais complexo.
Imagine montar a estratégia de uma marca de relógio, que compete na ponta de cima do mercado. Relógio foi feito para informar hora...isso há 1.000 anos!!!
Quando ganhou status de símbolo de sucesso, ele só mostra hora para cumprir função.
Vale muito mais pelo que não é...do que pelo que é!!!
Quem quer ver hora, compra um relógio de plástico...de uma marca popular.
Só que ninguém da ponta de cima do mercado quer ver hora...a pessoa quer usar o relógio para comunicar à sociedade quem ela conseguiu ser.
E neste ponto, o jogo de marcas e posição de mercado é completamente cirúrgico.
'Branding' é tão importante, que eu contrataria o Pintanguy para ser o chefe de departamento da minha empresa!!!

No comments:

Post a Comment