Monday, October 24, 2011

O que estamos vestindo e o que vamos vestir???



Se eu nasci em 1963...é sinal que tudo já foi e voltou à moda umas 3 ou 4 vezes, pelo menos!!!
Existe um fato inegável: nos últimos 10 anos algumas mudanças de 'costumes' estão afetando enormemente o modo como nos apresentamos em público. O mundo está mais casual...e não faltam razões para isso.
Convido todos à uma reflexão sobre o que podemos esperar dos próximos 10 anos.
Vamos agrupar idades.
Quantas pessoas de 30 anos, hoje (nascidas nos anos 80), já vestiram um terno ou um terninho Channel???
Pouquíssimos...mesmo pessoas que atuam profissionalmente em áreas antes povoadas por engravatados. Sendo assim, logo de cara podemos dizer que o item que mais perdeu mercado, nos países ocidentais, foi a gravata.
Há 30 anos, quando eu tinha 17, dávamos gravatas para nossos pais...no dia dos pais...ou a gravata aparecia forte em qualquer amigo oculto. Duvido que 90% dos jovens de 30 anos tenham uma gravata sequer no armário!!!
É claro que a queda da gravata é um super indicativo de comportamento. Com as gravatas, foram-se os ternos clássicos...na maior parte dos casos.
Aos 15 anos, ali pelo final dos anos 70, o mercado masculino de moda no Brasil era povoado por conceitos de terno...que também vendiam roupa 'casual'. Tavares...Ducal...Elle et Lui...Adonis...e muitas outras marcas, acabaram ou sucumbiram com a mudança de comportamento. Dessa época, poucas marcas que vestiam jovens executivos sobreviveram. O ritual da compra do primeiro terno acabou. 
Não há o primeiro...nem nunca haverá outro em seu lugar...porque esta turma jamais vai vestir um terno dito clássico. 
FOI...COMO O DCW...AERO WILLYS...KOMBI...e muitas outras marcas e costumes...vamos seguir nesta balada ainda hoje....

No comments:

Post a Comment