Sunday, August 19, 2012

PERDÃO...MAS A LÓGICA NÃO EXISTE!!!

Premissa MAIOR: TODO CARA SUPER TRABALHADOR TEM SUCESSO.
Premissa menor: VOU SER UM CARA SUPER TRABALHADOR.
Conclusão: porque acreditou nessa premissa, o funcionário da '....' trabalhou anos e anos usando sua força e disciplina para acordar e dormir pensando na empresa.
Aplicou toda sua energia no trabalho, economizando e 'saboreando' a CRESCENTE LÓGICA DA SUA DECISÃO.
Em 39 anos de vida profissional, investiu TODO seu dinheiro na compra de ações da empresa 'a quem vendia' seu prestimoso serviço.
Com uma boa carteira de ações e a sonhada aposentadoria, havia chegado o dia da vitória: a lógica triunfara!!!
Uma semana depois, a empresa faliu e o aposentado virou pó.
Na reportagem publicada com o relato da 'tragédia' no Jornal O Globo, fui empalado com uma das situações de vida que mais marcas deixaram na minha breve existência.
Vi a foto de um homem no vazio absoluto...desespero que só podemos alcançar quando todas as crenças que nos empurraram pela vida são destroçadas  na velocidade de uma gota de suor que pinga do rosto.

Premissa MAIOR: TODO CARA SUPER HONESTO, FAMÍLIA E FIEL AO CASAMENTO CONSEGUE TER UMA VIDA DE MUITA PAZ E TRANQUILIDADE.
Premissa menor: VOU SER UM CARA SUPER HONESTO, FAMÍLIA E FIEL AO CASAMENTO.
Conclusão: porque acreditou nessa premissa, um homem passou TODOS os anos de sua vida lutando para cuidar da família que constituíra. Cumpriu o ritual completo da cartilha do mocinho contra o bandido. Viveu cada dia como um exemplar humano dos bons costumes.
Num instante apenas viu TODAS as suas inexoráveis certezas ruírem.
Foi no dia que ouviu a mulher (a mulher a quem ele jurou fidelidade!!!) - e o irmão mais velho - discutirem sobre os 'filhos' do relacionamento deles.
No caso, eram os filhos que o 'mocinho' da nosso história havia tomado como seus.
Ver a fotografia desse homem me fez entrar no túnel avassalador do mais profundo desconsolo e desapontamento que a vida pode provocar. Pela primeira vez havia conseguido ver um corpo sem alma.

Se minha crônica meio rouGE...meio daRK...não vai ser aplaudida por você, EUTENHOUMCONSOLO: Nélson Rodrigues...que persistiu em mostrar ao homem o quão sem propósito é a teoria de Descartes.
- "Ok...já entendi ohhhhh boCa rouGE: então manda aí!!!".
- Leve com você minha sentença: A BONITINHA PODE SER ORDINÁRIA!!!!

No comments:

Post a Comment