Monday, May 16, 2011

QUAL O DESTINO DO KILO???


O 'kilo' foi uma resposta espetacular do mercado brasileiro à um momento de crise. Ninguém previu nada...aconteceu...como é o caso da maior parte da evolução. As coisas simplesmente acontecem, por uma conjunção de fatores...e depois, contam o 'causo'.
Estive próximo e acompanhei casos extraordinários...como o Porkilo, da Rede Porcão.
O que está por trás deste modelo operacional???
Três itens básicas:
1. Auto-serviço ou self-service...menor complexidade operacional e menor custo de mão de obra;
2. Sazonalidade...produtos da estação e menor custo de matéria-prima;
3. Nenhuma perda de produto estocado...todo o estoque do restaurante é transformado em pratos do buffet.
Com estas características, o modelo ficou atrativo...pecando 'sempre' na qualidade.
A evolução trouxe a reboque grandes saltos qualitativos...de poucos operadores...mas suficiente para qualificar e consolidar o modelo. Hoje existem operações que aprenderam todos os detalhes do modelo e são exemplos de sucesso.
Um desafio 'de toda vida' era emplacar a noite...completamente dispensável para a grande maioria do mercado. Kilo e noite eram água e óleo...até que marcas foram sendo consolidadas e o pré-conceito quebrado.
Melhor exemplo vem do pioneiro, por isso falar no Fellini é uma obrigação...http://www.fellini.com.br/
Em tudo e por tudo, eles são a própria história do modelo...como já disse antes.
Na garupa, alguns grandes...como o Frontera...http://www.frontera.com.br/...que projeta uma expansão agressiva para os próximos anos. Eles já sabem o que fazer da noite...e com um grande conceito, podem e devem sonhar com o futuro. Afinal, enquanto muita gente dormia, eles trabalhavam!!!

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