Sunday, July 17, 2011

boCa rouGe guest: ATENDIMENTO, por Luciana Bergallo.

Fui convidada a participar como primeira 'guest' do boCa rouGe!
Decidi escrever sobre atendimento, asunto que gosto e tenho experiência.
Trabalho há muitos anos com atendimento, mas essa palavra não precisa estar vinculada a trabalho. No dia-a-dia existem muitas formas de praticá-lo. Como? Ao atender um telefone; uma necessidade de uma pessoa querida; o pedido de um filho; e até do cachorro.
Só uma necessidade: gostar de atender e sentir-se bem fazendo algo pelo outro.
Quem não gosta de perceber um sorriso na voz de alguém no outro lado da linha?
Qual o mal em ajudar uma pessoa idosa a levantar-se?
Qual o problema de preparar um lanche gostoso para seu filho? E de levar o cachorro para passear??? Nenhum!!! De retorno, você vai sentir muita alegria em poder ajudar e atender o outro, de alguma forma.
Profissionalmente, já atuei com atendimento em diversos lugares.
Meu primeiro emprego foi de vendedora numa loja de bonecas, bichinhos de pano e almofadas. De lá, fui para o Shopping Rio Sul. Tinha 19 anos, cara de menina e arrebentava nas vendas. O público se identificava comigo.
O próximo emprego foi na People, pronta-entrega de um amigo. A empresa fabricava shorts e roupas de nylon. Essas roupas eram um hit e vendíamos muito para lojas do Rio e outros estados, mas nunca fui capaz de dizer que um short esturricado ficava bem numa pessoa acima do peso. 
No Croissant Store, shopping da Gávea, dos meus queridos tios Gustavo e Adelaide, trabalhei no caixa e produção. Atendendo no caixa, podemos saber quais as preferências de cada pessoa e também, em muitos casos, conhecer um pouco da vida de cada cliente habitual. Em muitos casos, são pessoas solitárias e percebem quando você é atencioso e bom ouvinte.
Trabalhei nos restaurantes Banana Café e Porcão, filial de Miami. Atendi artistas, publicitários, socialites, políticos, universitários...e uma infinidade de pessoas diferentes, simples ou excêntricas.
O que todo mundo quer é um bom atendimento e, para isso, é necessário ter no seu negócio pessoas que gostam do que fazem - desde o valet ao gerente, passando pelo garçon, barman e limpeza.
Agora vocês me dão licença que hoje é domingo e vou atender a um pedido do meu filho: ir andar de skate nas Paineiras. Com muito prazer :))
Meu piloto e eu...
Beijos e bom domingo a todos!

No comments:

Post a Comment