Monday, October 10, 2011

Preço tem haver com mercado...nunca com custo!!!

Estou exultante com a frase do título...e adoraria provocar muita polêmica.
Queria que o mundo caísse de pau em mim (frase de terrível duplo sentido!!!).
Depois que levasse uma saraivada de porradas, eu teria direito de defesa...e usaria o exemplo que segue.
Quanto pode custar um brigadeiro, se o fator determinante for custo???
Quanto pode custar um brigadeiro, se o fator determinante for mercado???
Pára por aí...sei que você vai tentar desqualificar minha argumentação, porque estou falando de brigadeiro e não de carro...mas é exatamente a mesma regra: MERCADO!!!
Tradicionalmente, brigadeiro é preparado com leite condensado.
Uma lata, no varejo, é vendida por R$ 2,10 a 3 e alguma coisa. Tenho provas!!!
O mais tradicional brigadeiro leva Nescau (ou uma combinação)...que pode custar, no varejo, R$ 15,00 o kg.
Coloque um pouco de manteiga...e some mais 'X' reais.
Então, por um custo aproximado de 5 ou 6 reais, podemos produzir o equivalente a 15 ou 20 brigadeiros, de um bom tamanho!!!
Sendo assim, se cada unidade for vendida por R$ 2,50...20 docinhos somariam R$ 50,00.
Se minha matemática está correta, a margem de contribuição numa venda de R$ 50,00 é bem legal...como a revista Veja Rio 'Comer e Beber' atesta, na reportagem sobre brigadeiros...vendidos pelo valor de R$ 2,50 no Brigadeiro Chic.
Se custo fosse fator determinante para formação de preço, por que o 'Chez Anne', no Shopping da Gávea, venderia brigadeiros a R$ 4,90??? Ou a Brigaderia Fashion, venderia por R$ 4,50 a unidade???
Só um motivo...PREÇO É MERCADO...E POSIÇÃO ESTRATÉGICA...jamais custo.

No comments:

Post a Comment