Sunday, October 16, 2011

Claudia Raia...altas doses de talento!!!


Uma das maiores e mais bem sucedidas artistas brasileiras...de todos os tempos.
Falo com a certeza de quem julga pela obra completa...ainda repleta de capítulos que precisam ser escritos.
Falo dela depois de ler a coluna da jornalista Martha Medeiros, na Revista de Domingo, do Jornal O Globo. Na matéria, a jornalista fala do 'acaso ou sorte' na carreira de um artista.
Em algum momento, ela cita, no texto, a atriz Claudia Raia, quando diz: "A primeira vez que vi Claudia Raia, ela tinha 16 anos e dançava na montagem brasileira de 'A Chorus Line'. Acabou virando uma grande estrela. Pelo talento, óbvio, e por conspirações cósmicas que ninguém explica".
Não precisava ter recorrido ao texto da Wikpédia...para elucidar que esta afirmação (quando o assunto trata da poderosa Claudia Raia) é absolutamente descabida.
Acho que ninguém esteve mais disposto a seguir o caminho do pleno sucesso que nossa extraordinária atriz, cantora, comediante, dançarina, e todos os predicados profissionais que podem ser usados na vida de um artista completo....como a celebrada e multi-mulher-das-pernas-mais-bem-feitas-do-planeta!!!
Ela já era estrela quando foi escolhida para o papel.
Como todos sabem, nasci em 1963 e ainda tenho 47 anos...até meu próximo aniversário.
Diz a enciclopédia do século XXI que ela nasceu em 1966. Acho bem possível.
Na época em que estava brilhando na peça, 'euzinho' estava numa noitada nada promissora, na boite Crocodilos, no Hotel Othon Palace, do Rio de Janeiro, quando uma mulher espacial pousou ao meu lado, na pista. O espaço que ela precisava para lançar cabelos e pernas, de um lado ao outro da acanhada pista de dança, tornou o público apenas espectador do show. E QUE SHOW!!!
ERA ELA...e esta aparição - resumidamente espetacular - marcou a vida deste menino, para sempre.
Mulher, daquele dia em diante, tinha que ter as pernas e os cabelos da Raia...senão era apenas...um projeto!!!
Martha Medeiros, a Claudia Raia não teve sorte...teve muito talento; muita competência; e muita vontade de chegar onde está...o resto é lenda!!!

WIKPÉDIA: Seu primeiro trabalho profissional foi aos 10 anos de idade, como manequim do costureiro Clodovil Hernandes. Aos 11 anos fez um tratamento para controlar o excesso de crescimento; aos 13 anos de idade já estava com 1,70 metro de altura, e isto a fazia se considerar "desengonçada".
No início de carreira de bailarina dançou profissionalmente nos Estados Unidos e na Argentina. Aos 13 anos, ganhou uma bolsa para estudar balé emNova York e ficou lá por 4 anos. Estreou aos 17 anos na televisão brasileira como a personagem Carola, contracenando com o ator Jô Soares no quadro "Vamos Malhar" do programa Viva o Gordo, na Rede Globo.
Aos 15 anos de idade participou da versão brasileira do musical A Chorus Line, fazendo o papel de Sheila, uma personagem dezoito anos mais velha.[2]Em 1984 posou pela primeira vez para a edição brasileira da revista masculina Playboy, ainda com o nome de Maria Cláudia. Posou novamente em 19851986, já como Cláudia Raia.
Em 1987, fez a feirante Tancinha da novela Sassaricando e depois em 1988, surpreendeu como a presidiária seu Tonhão, no quadro "As Presidiárias", no programa TV Pirata. O enorme sucesso das personagens lhe garantiu o reconhecimento como atriz.
Em 1984 começou a namorar o humorista Jô Soares. O romance durou dois anos. Casou com o ator e modelo Alexandre Frota em dezembro de 1986 e com ele permaneceu até 1989. Foi casada durante 17 anos com o também ator Edson Celulari, por quem se apaixonou durante as gravações da telenovela Deus nos Acuda, na qual faziam par romântico em 1992. Os dois anunciaram a separação no dia 26 de julho de 2010, de forma amigável. Eles tiveram dois filhos: Enzo e Sofia.
No inicio do ano de 1997, com 4 anos de casamento, Edson e Cláudia, tiveram Enzo. Cláudia foi convidada para fazer a vampira Mina da novela O Beijo do Vampiro,quando estava grávida pela 2ª vez. O autor usou a gravidez da atriz e a inseriu na história de sua personagem. Mina daria à luz no capítulo 109, no ar em 30 de dezembro de 2002, uma segunda-feira. Cláudia, então, deixou a trama e teve Sophia no início de 2003. Depois retornou à novela só nos últimos capítulos para finalizar o desfecho da personagem Mina.
Claudia Raia atuou como Donatela Fontini da novela A Favorita, uma mulher que é acusada de um crime que a sua ex-melhor amiga Flora (Patrícia Pillar) cometeu. Foi sua primeira protagonista no horário nobre. Seu sofrimento era tão grande na história que causou comoção nacional. Atualmente, a atriz participa da novela "Ti ti ti" como a madame Jaqueline
Cláudia Raia esteve em 8 capas de trilhas sonoras de novelas/minissérie: foram 7 novelas e 1 minissérie. É simpatizante do Movimento Humanos Direitos[

2 comments:

  1. Cláudia Raia em Roque Santeiro nem Deus explica,cada passo em cena era um evento,sua presença-cênica era quase-sobrenatural.

    ReplyDelete
  2. O último parágrafo... Sem comentários.

    ReplyDelete