LAPA...UM PÓLO DO RIO DE JANEIRO!!! |
Este fenômeno de alinhamento de mercado acontece muitas vezes naturalmente, sem que tenha acontecido a partir da percepção da necessidade ou da sacada de algum gênio...simplesmente acontece.
Em outros casos, é fruto do planejamento estratégico e urbano da cidade, que realiza movimentos desta natureza para favorecer o crescimento econômico de um determinado local.
Temos muitos exemplos dos dois acontecimentos, o espontâneo e o que parte da iniciativa privada ou pública.
Em todo caso, sendo um ou outro o modelo, o resultado mais provável é que, no caso da Cidade do Rio de Janeiro, ainda não exista uma percepção clara que posso ser o estopim de ações coordenadas.
Os agrupamentos de negócios têm as mesmas características de shoppings e passam a ser concorrentes entre si.
Os agrupamentos de negócios têm as mesmas características de shoppings e passam a ser concorrentes entre si.
Se os empreendedores não percebem que estão no mesmo barco dos seus parceiros e que, de um dia para o outro, a sua noite pode perder 50% dos clientes para um novo pólo, é bom acordar rápido.
Já existem grupos que sabem disso - e estão começando a andar de mãos dadas - para promover o pólo...e, assim, trazer aos domínios do pólo as famosas 'hordas ensandecidas' para gastar reais!!!
Você prefere estar no bonde sem freios ou a pé, olhando???
Já existem grupos que sabem disso - e estão começando a andar de mãos dadas - para promover o pólo...e, assim, trazer aos domínios do pólo as famosas 'hordas ensandecidas' para gastar reais!!!
Você prefere estar no bonde sem freios ou a pé, olhando???
Faz sentido, ja que se num lugar existe uma massa critica de estabelecimentos atrativos, complementares e organizados dentro de uma filosofia comum, o cliente vai se dispor a percorrer a distância para ir para la. No Rio isso ja vem acontecendo ha anos, a Dias Ferreira, a Visconde de Caravelas, a Cobal do Leblon e a do Humaitá, etc.
ReplyDeleteÉ exatamente isso...os pólos ou 'clusters' vão comendo mercado uns dos outros e o caminho para fortalecer a área de negócio é trabalhar junto!!!
ReplyDelete