Tuesday, April 5, 2011

Quero propor um modelo de segmentação...será que está legal???

Existe uma forma clássica de segmentar estabelecimentos que oferecem alimentos prontos para consumo.
É bem aceita...e muito importante para efeitos estatísticos nos países desenvolvidos.
Nos EUA, terra maior de 'ratios', há uma publicação anual que é seguida como bíblia pelo homens de restaurante. É nesta publicação que um 'restauranteur' pode avaliar a performance do seu negócio. Gosto do modelo para efeitos estatísticos, mas, como visão mercadológica, deixa muita a desejar!!!
Qual seria o primeiro e mais importante corte na divisão dos estabelecimentos?
É muito difícil definir, pois depende da escolha do que se quer enxergar primeiro.
Minha proposta deve ser criticada. Tenho em mente uma forma que facilite o agrupamento de negócios que guardem semelhanças.
Sendo assim, considero essencial dividir estabelecimentos pelo modelo de atendimento.
Atendimento nas mesas e atendimento no balcão.
Exemplos que podem ilustrar:
McDonald´s não oferece atendimento nas mesas. Compra-se e recebe-se no balcão...daí em diante, é com o cliente. Spoleto idem, assim como Batata Inglesa e milhares de lugares que o atendimento é só balcão.
Já na outra ponta temos os locais que atendem à mesa.
Pizzaria Capricciosa; Outback; Botequim Informal; Academia da Cachaça e outras centenas.
Se todos toparem, faremos este primeiro corte.
Montando nosso dicionário particular, ficaremos com 'negócios com atendimento de balcão e mesa e negócios com atendimento de balcão apenas.
Vou seguir fazendo cortes, para buscarmos todos os segmentos possíveis do negócio de alimentação pronta para consumo. Estou em campanha...não esqueça de dar seu voto!!!

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