Pão do Outback...amado... desejado...e copiado! |
Casas de boa estirpe se notabilizaram pelo 'couvert', como, por exemplo, a rede La Mole dos anos 70 e 80. http://www.lamole.com.br
O 'couvert' ainda faz parte de alguns conceitos, mas vem perdendo força com o passar dos anos.
Qual pode ser o motivo?
A percepção de qualidade dos clientes evoluiu muito.
Sabemos, hoje, que muitos 'couverts' eram elaborados a partir de um 'mix' de itens pra lá de duvidoso.
Os 'couverts' oneravam as contas e a percepção de valor era muito baixa.
Outro fator determinante é que as entradas passaram a fazer parte das refeições, e, assim, os couverts perderam sua função de 'alimentar nossa fome na chegada à mesa'.
Os que mantiveram o 'couvert' - e tem bom nível - oferecem, de fato, uma entrada de pequenos itens para divertir o paladar...desse modo, continuam existindo idéias bem sucedidas.
Lugares que fazem seus itens panificáveis são os que mais sucesso têm.
Alguns bons exemplos.
O pão do 'Outback' é 'benchmark' para centenas e centenas de clientes da rede. Detalhe: o pão é 'cortesia da casa'...não é feito lá, mas é amado e venerado pelos Outbackanos...http://www.outback.com.br/
As 'focaccia' de várias boas casas italianas encantam a todos.
Um lugar pouco conhecido do grande público e que oferece um 'couvert' cortesia fantástico é o Cugine, no Recreio dos Bandeirantes.
Vale uma visita. É uma cantina de grande valor...e todos os itens do couvert são preparados pela boa equipe da casa.
O Enotria do Casa Shopping tem um couvert bem gostosinho, com pastinhas preparadas pelo estimado Chef Adão...
Minha opinião é que o couvert pago vai acabar...vão ficar pães...e entradas tipo antipastos...que não são impostas ao cliente. Há uma opção...por esta oferta ou algo no menu de entradas...sem passar pelo desgosto de ver sua conta sofrer um acréscimo de vários decibéis, por coisinhas meio meio que alguém está empurrando para fazer o caixinha dos garçons...
Para o restaurante, alem de engordar a conta, o couvert serve, ou servia, para manter o cliente de bom humor, porque se o prato comandado demorar, o couvert segura a onda do estomago rugindo... ja o cliente de estomago vazio fica chato e irritado.
ReplyDeleteIsso se resolve, como vc bem diz no artigo, com um amuse-bouche gratis, e não cobrando R$20 por um prato de grisini, pãezinhos, manteiga e paté de figado de não-sei-que-animal.
O CLIENTE PROFISSIONAL SABE USAR SEU DINHEIRO...NINGUÉM QUER MAIS JOGAR DINHEIRO...
ReplyDeleteSei lá...eu acho que depende muito do cardápio e do tipo de local; se as coisas são de qualidade e bem servidas, entram nos antepastos, entradas, e tem que ser cobradas o justo valor; já as cestas de pães e torradas acompanham os antepastos, patés, pastinhas, vegetais , etc.
ReplyDeleteMas tudo depende do preço geral dos pratos; um restaurante que cobra muito caro, pode dar uma entrada de graça, pois ela está generosamente paga,já incluida no preço alto dos outros pratos, vinhos etc;
Se um restaurante mantem preços justos em todo o cardápio, já fica dificil oferecer couvert gratis. Talvez o café expresso com um chocolate..., talvez inventar uma coisinha bem bacana ... e diferente... como um vol-au-vent
especial...um canapé ...mas não acho um couvert inteiro como eu entendo.
Você está bem certa...o conceito define muito o que pode ou deve ser feito aqui.
ReplyDeleteO que não dá é oferecer um couvert 'tungado' e cobrar por pessoa...e o cliente receber a conta - com aqueles R$ 80,00 de couvert - e achar que foi assaltado!!!