Thursday, May 12, 2011

IMAGINE COMIGO UM MERCADO...COMO É A BRIGA MERCADO X RESTAURANTES...

Se você já entendeu que a primeira grande briga é entre mercados/delis e restaurantes (comer em casa ou fora), estamos prontos para distinguir como são os 'rounds'.
Os nossos 500.000 personagens, que vivem neste mercado, já têm pré-definidos alguns comportamentos.
Sempre, por diversas circunstâncias, 25% vão fazer refeições em casa.
E sempre, por diversas circunstâncias, 25% vão fazer refeições na rua.
De onde vem estes números???
Simples...crianças, idosos, doenças, cansaço e vários outros fatores, vão obrigar que, das 4 refeições diárias - durante o ano - pelo menos 25% sejam feitas em casa.
E, da mesma forma, celebrações, necessidade, lazer, desejo e vários outros fatores, vão levar as pessoas à rua, para suas refeições, em 25% das ocasiões.
Sendo assim, o que está em jogo é tão somente 50%...os outros 50% já estão definidos.
Ainda na linha de raciocínio que restaurantes e mercados estão brigando pelo dinheiro da alimentação, são dois mega setores que estão no ringue...e não é mano a mano.
A briga não é do mercado X contra o restaurante Y...são os setores e suas estratégias macro...e, nesta hora, deveríamos ter em campo todo arsenal de armas...sindicatos, políticas públicas, associações e demais mega players defendendo suas posições.
É assim nos EUA, com a Associação Nacional dos Restaurantes (NRA) fazendo o papel de grande organizador de estratégias para o incremento do setor de restaurantes.
Afinal, de que mercado nossa trilogia de seis está tratando???
Da cidade do Rio de Janeiro, mas precisamente dos bairros de Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Gávea, Lagoa e Humaitá.
Esqueçam comunidades carentes...a união destes 6 bairros formam um mercado exatamente como descrito na primeira crônica.
Contra quem brigam os restaurantes???
Contra a rede de supermercado Zona Sul e todas as lojas e delis que vendem itens para serem consumidos em casa.
A rede Zona Sul é uma das melhores e mais brilhantes estratégias de posicionamento e penetração de mercado que conheço.
Eles são tão bons, mas tão bons, que conseguiram assumir todas (ou quase todas) as compras que concorrem com restaurantes.
NO NOSSO 'CASE', OU VOCÊ DEPOSITA SEU DINHEIRO NAS CENTENAS DE RESTAURANTES DA REGIÃO...OU VAI DEPOSITAR, GRANDE PARTE, NO COFRINHO DO ZONA SUL.
É DEMAIS, NÃO???...segue...

No comments:

Post a Comment