Monday, March 28, 2011

Será que franquia é bom negócio???

Franquia é um sistema de expansão de negócio.
Apesar de tentarem complicar o 'baile', é simples como a frase de cima.
Não é o único, embora tenha sido criada e cultivada no Brasil a idéia que é 'the only way'...um erro grosseiro.
O que está em jogo numa franquia?
Um candidato a empresário entrega nome (CPF), reputação (NOME NA PRAÇA), capital (CONTA BANCÁRIA) e trabalho (SUOR E SONHO) para uma empresa que, em retorno, devolve marca, sistema operacional e fluxo de caixa.
O franqueado compra formato consagrado e fluxo de caixa imediato.
O franqueador vende sua reputação; manualização de procedimentos operacionais; e a certeza de que o negócio não precisa de curva de aprendizado e maturação.
O prêmio do franqueador é mais visibilidade de marca; mais dinheiro no seu sistema; mais escoamento de todos seus contratos; e mais valor do negócio como moeda de mercado.
Quando faço minhas análises, penso sempre em sistemas que operem na 'legalidade tributária'. Assim, acho incrível que, num Brasil tão fortemente tributado e competitivo, um negócio receba uma mordida que varia entre 6% e 8%, a título de taxa de franquia e fundo de promoção, e ainda consiga ser suficientemente rentável para justificar um investimento de longo prazo do franqueado.
Os contratos são de quatro ou cinco anos...e nova taxa de renovação deve ser paga na data de encerramento (que deveria ser amortizada e gerar custo no DRE).
Assim, só de tributos diretos e retiradas do franqueador, o negócio larga com menos 20% do faturamento total. Significa dizer, na prática, que os 80% restantes precisam ser suficientes para pagar todos os outros custos e ainda remunerar capital e trabalho. Como nossas projeções de retorno devem ir contra taxa selic, será que a equação risco X recompensa X trabalho fecha???
Sempre tive minhas dúvidas...e continuo com elas!!!

No comments:

Post a Comment