Sunday, October 16, 2011
HISTÓRIA AMERICANA PARTE II...CRÉDITO!!!
Cheguei de mala e cuia aos EUA em março de 1996.
Fui morar em North Miami, perto do 'campus' norte da Florida International University, onde começaria o mestrado em abril. Como todo 'gringo' - matriculado oficialmente - tinha direito aos números mágicos do CPF da terra do Tio Sam...que lá é chamado de 'social security'. É um cartão azul, que quando chega, na caixa do correio, cria um sururu de festa. Só com ele podemos começar o 'sonho americano'.
O cartão é parte da solução para abrir conta bancária e estabelecer crédito.
Fui ao banco...e para entrar no Cassino, tive que fazer um depósito de X, num título com resgate marcado para o final da operação de crédito.
Com este primeiro passo bem dado - pagando as parcelas em dia e movimentando a conta bancária - entrei no sistema.
Meu nome ficou limpo e recebi meu primeiro cartão do banco...acho que de US$ 450,00.
Dali em diante, entra em cena o modelo suicida da vida perniciosa do sistema.
Fazendo movimentar dinheiro e pagando o cartão em dia, comecei a receber outras ofertas de crédito. Podia...com este crédito inicial...entrar numa loja da C&A americana e comprar com crédito aprovado na loja.
Recebido o primeiro e mantendo os pagamentos em ordem...você passa a ser alvo do sistema de crédito mais perverso do mundo.
Eu digo em alto e bom tom...é um sistema criado para induzir qualquer pessoa a inadimplência.
Ficava atônito com a quantidade de crédito que recebia pelo correio, bastando que eu usasse uma vez - para comprar balas juquinha - que o crédito entrava em funcionamento.
Detalhe fundamental: eu não tinha emprego...nenhuma poupança visível, para bancos e empresas de crédito...e era um gringo, numa faculdade americana.
Mantendo as contas em dia e usando o cartão para tudo, em menos de dois anos meu limite no cartão já era de US$ 22.000,00...é isso, eu era um-pé-de-chinelo...sem-qualquer-garantia-real-de-pagamento...e tinha um cartão com 22 mil doláres de crédito, para usar em qualquer lugar...inclusive era incentivado a usar, pelas empresas que me procuravam oferecendo mais crédito...por taxas menores!!!
Dá pra entender que desta forma, um sujeito pouco arguto como eu, podia perceber que o tic-tac do relógio é feito para dar defeito???
É claro que uma bomba assim vai estourar...
Num determinado momento da minha história, já me ofereciam compra de apartamento, desde que eu desse o primeiro apartamento de garantia.
É ou NÃO UM SISTEMA FEITO PARA QUEBRAR???
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment