Monday, May 16, 2011

MARKETING É MUITO MAIS QUE UMA PALAVRA BACANA!!!

Ah Deus, quanta coisa é dita em nome do marketing.
Se tudo fosse verdade, ao invés de marketing ser TUDO, marketing seria NADA.
É tanta pompa, que na verdade marketing seria um lixo, quando é um luxo.
ASSIM, DIRETO COMO NENÉM GOLFANDO...MARKETING É A CIÊNCIA DA VITÓRIA!!!
SEM ELE, NADA.
COM ELE, QUASE TUDO.
Tenho tanto respeito por marketing, que meus livros são guardados no berçário!!!
Vou procurar repassar algumas idéias que aprendi e defendo...mesmo sabendo que ver o horizonte é tarefa para boas vistas.
QUANDO SAÍMOS À RUA, PARA GASTAR NOSSOS REAIS, NÃO COMPRAMOS PRODUTOS.... COMPRAMOS REFLEXÕES!!!
COMPRAMOS PENSAMENTOS QUE SÃO PRODUZIDOS NO NOSSO IMAGINÁRIO.
O PRODUTO É APENAS O MEIO DE ATIVAR ESTE CONJUNTO DE PENSAMENTOS E IDÉIAS.
Entendeu?
Não?
Então, vejamos.
Meu carro quebra num estrada no norte do Canadá...onde o frio pode matar em horas.
Consigo chegar a uma pequena cidade...de pouquíssimos habitantes.
Meu casaco é totalmente inadequado para o clima que vou enfrentar, pois jamais havia pensado ficar preso ali, sem o meu carro.
Sabendo que posso morrer de frio - e esta idéia não é uma ilusão - preciso de uma solução urgente.
Tenho dinheiro e cartão para usar. Vou ter que ficar horas, quiçá um ou dois dias, até conseguir dar uma solução para meu contratempo. Em que vou pensar primeiro??? Na minha sopa do jantar ou como chegar vivo ao jantar???
Claro que é no casaco. Talvez, com mais calma e menos frio, eu pudesse até considerar algumas alternativas, mas naquela situação, o casaco para mim é vida.
Informado, chego a um lugar em que posso adquirir um casaco.
Entro desesperado na loja...e ouço, de uma tímida vendedora, que para o meu tamanho, ela só tem um casaco.
Em que vou pensar???
No estilo da peça e no custo ou em botar as mãos no casaco e salvar minha vida???
A resposta é óbvia, assim como é óbvio que este exemplo é o extremo do extremo.
Nossas decisões de consumo não são tomadas sob esta pressão. Podemos refletir sobre muitas coisas antes de efetuar uma compra...e a decisão a que chegarmos - depois de refletir - é que vai dizer porque compramos. Se na situação extrema era evidente, no dia a dia é bem diferente.
É o resultada da nossa reflexão que vai determinar o que compramos, porque não compramos produtos, compramos o que nosso cérebro decide ser o produto.
Uma camiseta embrulha o corpo...mas posso comprar uma determinada camiseta porque quero parecer forte e bonitão para meus colegas de academia.
Em tudo é assim, adquirimos o que nossa mente nos conta que a compra vai nos dar...que pode ser a vida, ou só uma idéia que formo que 'aquele sapato' vai me colocar na alça de mira da Glorinha Kalil!!!
Por isso, comunicação estratégica é vida...ou...morte...para as empresas!!!

No comments:

Post a Comment