Wednesday, February 2, 2011

Nasci em restaurantes!!!

Uma vez disse que era um 'banco de dados conceitual' de restaurantes.

Praticamente nasci dentro de um, embora não tenhamos negócios na família.
É que meu pai saía 7 dias por semana para 'comer fora', como dizíamos à época.

Fui, sem saber, criando um olhar especial para ver a 'máquina' funcionando.

Adorava tudo, do 'couvert' - com cenoura em pé na taça com gelo picado - aos profiteroles servidos em 10 de 10 restaurantes bons do Rio.
Adorava entrar e sair pelas portas fechadas dos templos.
Nos anos setenta, bons restaurantes eram pequenos e fechados...

Bistrô, Nino´s, Le Coin, Alvaro´s, e muitos outros eram cerrados e fumava-se desesperadamente.

Dessa época, o que me marcou a ferro foi o Antonio´s.
Era perto de casa - morávamos na Venâncio Flores - e o grupo que freqüentava era de gente que se conhecia. Parecia uma festa permanente!!!

Muito 'Scotch' e enormes porres. Na aba do meu pai, conheci gente realmente bacana.
Era uma 'boemia' de gente boa...acho que não rolava droga. Época da ditadura e lá era um bom posto de observação. Acho que devo ter tido algum sonho com Che no Antonio´s.

Era tudo muito aconchegante.
Os amigos do papai me tratavam como um 'jovem promissor' e já falavam comigo como um deles...era assim que via 'meus amigos'.
Tenho, dessa época, lindas lembranças...de um Rio que passou em minha vida....

2 comments:

  1. Querido Mussi vivemos momentos muito parecidos em nossas infância, meu pai conhecia muita gente, viajávamos muito e comíamos sempre nos melhores restaurantes, meu pai, como bom Geminiano, adorava um bom papo, e com ascendente em Touro, desfrutava de uma boa comida e bebidas. Aprendemos desde muito cedo a apreciar tudo de bom e do melhor. Minha mae cozinhava muito bem e costumávamos receber em casa tb. Foi realmente uma delícia viver em S.Paulo nos anos 50 e 60, com excelentes restaurantes, bom serviço e comida gostosa, sem as frivolidades de agora. Desde pequenos aprendemos a comer de tudo, e a conhecer a fundo a qualidade e a varidade. Depois nos mudamos para a Espanha, e aqui aprendemos muitas coisas mais, a comida na Espanha é de uma variedade incrível, ainda pouco conhecida pelos brasileiros. E continuamos desfrutando do bom e do melhor, Guilherme e eu. beijos

    ReplyDelete
  2. Sei que vocês gostam de comer bem...é mais uma coisa que nos aproxima.
    Deus foi muito generoso conosco.
    Tivemos chances que poucos têm...e como foi bom!!!
    Vou mesclar coisas de hoje, ontem e amanhã.
    Vai ser uma grande festa este blog.

    Beijos,

    ReplyDelete